George Gaylord Simpson, professor de Harvard e chefe do Museu Americano de História Natural, foi um dos mais renomados paleontólogos do mundo

George Gaylord Simpson (1902-1984), um dos mais renomados paleontólogos do mundo. Em 1946, lançou as bases da utilização da genética no estudo da origem e evolução das espécies animais – o que se tornaria mais tarde um dos mais fecundos ramos da Paleontologia moderna. Suas descrições de centenas de mamíferos e pássaros fósseis são consideradas definitivas.

Nasceu no dia 16 de junho de 1902. Numa carreira de mais de sessenta anos, deu aulas nas universidades americanas de Harvard e Columbia e escreveu quase cinquenta livros. Considerava a Biologia o desaguadouro de todas as outras ciências. “Os princípios científicos se unificarão em torno do estudo dos organismos vivos.”

Gaylord foi um dos maiores paleontólogos do século 20, professor de Harvard e chefe do Museu Americano de História Natural, deixou uma vasta obra a iluminar os caminhos e descaminhos da evolução dos vertebrados.

Ganhou todas as honrarias, medalhas e títulos das mais prestigiosas universidades do planeta. Mas tinha obsessão sombria: o pavor de ser esquecido, de não ter seu trabalho reconhecido pelas gerações futuras.

Com esse tormento psicológico, Gaylord montou uma super interessante ficção científica – auto-referente, como em geral ocorre nesse gênero – no livro “A Descronização de Sam Magruder”.

O alter ego de Gaylord é um cronologista do século XXII, Samuel TM12SC48 Magruder AChA3*, repentinamente desterrado de seu tempo e arremessado 80 milhões de anos antes do presente, quando os dinossauros ainda faziam seu repasto sobre a Terra.

Simpson morreu dia 9 de outubro de 1984, aos 82 anos, de pneumonia, em Tucson, Arizona, Estados Unidos.

(Fonte: Veja, 17 de outubro, 1984 – Edição 841 – Datas – Pág; 98)